Buscar
  • institutoamesuamente

Vamos conversar sobre saúde mental?

Atualizado: 15 de Nov de 2019

Por Toya Lorch

tlorch@amesuamente.org.br




O primeiro parágrafo da maioria dos artigos sobre saúde mental para a população leiga revela que 1 em cada 4 adultos possui algum tipo de problema de saúde mental. Talvez essa estatística não seja novidade para você, porém essa é uma oportunidade para você refletir sobre como lidar com um tema cercado por tantas dúvidas, mitos e preconceitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de ‘saúde’ vai além da mera ausência de doença: mesmo sem ter um problema clínico você pode ser considerado doente. O mesmo vale para saúde mental: você pode não ter depressão, ansiedade e mesmo assim não estar saudável do ponto de vista mental.

Para o Instituto Ame Sua Mente, uma pessoa mentalmente saudável é aquela que consegue desfrutar os bons momentos da vida, desempenhar seus papeis na vida pessoal e profissional e que adota hábitos saudáveis para cuidar da saúde física e mental (alimentação, exercício físico, sono, estabelecer relações sociais).

O mais interessante é que podemos ter uma doença e cuidar bem dela e, desta forma, estarmos saudáveis. Uma pessoa com diabetes que cuida bem da saúde pode ser considerada mais saudável do que uma pessoa não diabética mas que não cuida da alimentação, dorme pouco e não faz exercício.

Uma pessoa com depressão recorrente que se cuida (toma medicação se necessário, faz atividade física, presta atenção nos fatores que comprometem e contribuem para seu bem estar mental e mantém boas relações interpessoais), consegue estabilizar seu humor e desfrutar de uma boa qualidade de vida. Ela é considerada saudável, em oposição a uma pessoa que não tem diagnóstico de depressão, porém tem muita irritabilidade, dorme mal, relações disfuncionais, conflitos frequentes que o deixam descontente com a sua vida.

Prestar atenção em como seus sentimentos e pensamentos impactam os outros é uma forma inteligente de convivência. Quando se ignora os sentimentos e pensamentos que tem potencial para trazer problemas de relacionamento a tendência é que a desempenho no trabalho caia.

A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente

Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com