Buscar
  • institutoamesuamente

Três em cada cinco jovens enfrentam problemas de saúde mental



Três em cada cinco jovens (59%) sofreram ou sofrem um problema de saúde mental ou estão perto de alguém que tenha e que um em cada sete (14%) dos jovens diz que sua saúde mental é atualmente ruim ou muito ruim.


A pesquisa da Mind realizada com 12.000 jovens com idades entre 11 e 19 anos também descobriu que:

  • Quase dois em cada cinco (38%) dos alunos disseram que não saberiam onde buscar apoio na escola e metade (52%) disse que não se sentiria confiante ao abordar professores ou outros funcionários da escola se precisassem de ajuda .

  • Cerca de um em cada cinco jovens (21%) havia buscado apoio na escola. Desses, quase um em cada dois (43%) disse que não achou o apoio útil e dois em três (63%) disseram que não estavam envolvidos nas decisões tomadas sobre esse assunto.

  • Sobre receber ajuda fora dos portões da escola, menos de um em cada três alunos (28%) que sofreram um problema de saúde mental utilizaram serviços especializados. Isso significa uma enorme lacuna no número de jovens que precisam de ajuda.


Louise Clarkson, diretora do programa para crianças e jovens de Mind nos conta: "Conversamos com milhares de jovens para tentar entender melhor a escala de problemas de saúde mental nas escolas secundárias na Inglaterra e no País de Gales. Houve algumas descobertas realmente positivas, com a maioria dos alunos dizendo que, em geral, eles pensavam que suas escolas acreditavam que uma boa saúde mental era importante e promoviam o bem-estar. Mas também ouvimos muitos jovens com problemas de saúde mental. Muitos jovens não estão recebendo apoio e nem sempre estão conseguindo o que precisam. Não é a culpa das escolas - sabemos que elas estão sob crescente pressão para fornecer apoio e bem-estar aos alunos. Muitas instituições estão fazendo o melhor trabalho possível, com recursos limitados e que precisam da experiência e do suporte de terceiros. Com o conhecimento que a maioria dos problemas de saúde mental começa na infância, esse assunto se torna um dos principais desafios que nossa sociedade enfrenta. Precisamos ouvir o que os jovens estão nos dizendo e ser guiados por eles ao projetar serviços e suporte.


As pesquisas foram realizadas como parte de um projeto piloto em 17 escolas secundárias na Inglaterra e no País de Gales. Financiada pelo BRIT Trust e pelo WHSmith, a Mind trabalha com escolas secundárias para testar uma nova abordagem para melhora da saúde mental de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, todos os funcionários da escola e pais.


Informações sobre saúde mental para jovens estão disponíveis gratuitamente no site da Mind. Se você ou algum conhecido sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com algum sentimento, o psicólogo é profissional indicado para ajudar a lidar com estas e outras situações. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

96 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com