Buscar
  • institutoamesuamente

Saúde mental e as festas de fim de ano



64% das pessoas com doenças mentais relatam que os feriados tornam suas condições piores


Altas expectativas, solidão e estresse podem levar à "tristeza de fim de ano" durante as festas. Na maioria dos casos, os sintomas são temporários, mas podem ser graves se durarem mais de duas semanas, levando à ansiedade clínica e/ou depressão.


De acordo com uma pesquisa recente, a National Alliance on Mental Illness (NAMI) relata que aproximadamente 24% das pessoas com uma doença mental diagnosticada acham que os feriados tornam sua condição muito pior e 40% um pouco pior.


Para muitas pessoas, o período de festas de fim de ano nem sempre é a época mais maravilhosa do ano”, disse o diretor médico da NAMI Ken Duckworth. “O que a pesquisa mostra é uma necessidade tremenda de as pessoas se estenderem e cuidarem umas das outras, de acordo com o espírito da temporada.


AGORA VAMOS À ESTRATÉGIA DE ROTINA E AUTOCUIDADO


Concentre-se no que você PODE controlar

A ansiedade pode fazê-lo acreditar que você não está no controle das coisas e de si mesmo. Uma forma de aliviar um pouco a carga de estresse que podemos carregar em momentos turbulentos é lembrar que existem muitas coisas que você não pode controlar (por exemplo, o tempo de duração da pandemia, como as outras pessoas se comportam ou o que vai acontecer em nossas escolas). Portanto, qual é o resultado de gastar tanto tempo com elas? Ao nos concentrarmos muito tempo em perguntas com respostas desconhecidas ou fora do nosso controle pessoal, geralmente nos sentimos ansiosos e impotentes.


Se a angústia de muitas preocupações surgir, pegue um lápis e papel e faça um exercício. Vamos dar um exemplo:


Se mesmo assim, você sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com esse problema, um psicólogo é profissional capacitado para ajudar a lidar com estas e outras situações.


A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente.


Conheça outras dicas no GUIA PRÁTICO AME SUA MENTE DE SAÚDE MENTAL

Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

718 visualizações0 comentário

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com