- institutoamesuamente
Projeto da USP ensina mindfulness on-line para combater ansiedade e depressão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que o número de pessoas com distúrbios mentais, tais como ansiedade e depressão, aumente por causa do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. No enfrentamento desses males, há práticas como o mindfulness, oferecido em atividades promovidas pelo Centro de Mindfulness e Práticas Integrativas, projeto de extensão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.
Mindfulness, traduzido para o português como atenção plena, é uma técnica que pode ser definida como prestar atenção ao momento presente com intenção e propósito. O uso de intervenções baseadas em atenção plena nas escolas tem crescido cada vez mais e há uma quantidade significativa de pesquisas científicas sobre o tema que comprovam sua eficácia. Tais pesquisas indicam que a prática regular de atenção plena melhora os níveis de bem-estar.
O exercício da atenção plena está vinculado a uma série de benefícios socioemocionais, cognitivos e comportamentais em crianças e em jovens adultos. Dentre esses benefícios, os que mais se destacam são:
aumento da capacidade de manter a atenção;
maior capacidade de autocontrole e regulação emocional;
melhora no desempenho acadêmico, na memória de trabalho e na metacognição;
diminuição nos índices de depressão, ideação suicida e automutilação;
diminuição da ansiedade;
diminuição de estresse;
autocuidado.
Leia mais sobre Mindfulness e Autocuidados em nosso Guia prático de saúde mental em tempos da COVID-19
Nesse sentido, a instituição promove atividades virtuais voltadas à prática. Uma delas é o Estúdio Cultivando Mindfulness, que oferece encontros on-line, gratuitos e abertos ao público geral. Acontece todas as quartas-feiras às 18 horas. “Basta se inscrever no site uma única vez e então o participante terá acesso a todos os encontros que serão oferecidos ininterruptamente durante a pandemia”, conta a professora Edilaine Donato, coordenadora do Centro em Ribeirão.
A atividade é realizada em parceria com o MindfulSpace, um estúdio de mindfulness que busca desenvolver a prática com pessoas físicas e organizações de modo geral. Para participar, basta acessar este link.
O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental e falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus.
Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.