Buscar
  • institutoamesuamente

Projeto da USP ensina mindfulness on-line para combater ansiedade e depressão



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que o número de pessoas com distúrbios mentais, tais como ansiedade e depressão, aumente por causa do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. No enfrentamento desses males, há práticas como o mindfulness, oferecido em atividades promovidas pelo Centro de Mindfulness e Práticas Integrativas, projeto de extensão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.


Mindfulness, traduzido para o português como atenção plena, é uma técnica que pode ser definida como prestar atenção ao momento presente com intenção e propósito. O uso de intervenções baseadas em atenção plena nas escolas tem crescido cada vez mais e há uma quantidade significativa de pesquisas científicas sobre o tema que comprovam sua eficácia. Tais pesquisas indicam que a prática regular de atenção plena melhora os níveis de bem-estar.


O exercício da atenção plena está vinculado a uma série de benefícios socioemocionais, cognitivos e comportamentais em crianças e em jovens adultos. Dentre esses benefícios, os que mais se destacam são:

  1. aumento da capacidade de manter a atenção;

  2. maior capacidade de autocontrole e regulação emocional;

  3. melhora no desempenho acadêmico, na memória de trabalho e na metacognição;

  4. diminuição nos índices de depressão, ideação suicida e automutilação;

  5. diminuição da ansiedade;

  6. diminuição de estresse;

  7. autocuidado.

Leia mais sobre Mindfulness e Autocuidados em nosso Guia prático de saúde mental em tempos da COVID-19


Nesse sentido, a instituição promove atividades virtuais voltadas à prática. Uma delas é o Estúdio Cultivando Mindfulness, que oferece encontros on-line, gratuitos e abertos ao público geral. Acontece todas as quartas-feiras às 18 horas. “Basta se inscrever no site uma única vez e então o participante terá acesso a todos os encontros que serão oferecidos ininterruptamente durante a pandemia”, conta a professora Edilaine Donato, coordenadora do Centro em Ribeirão.


A atividade é realizada em parceria com o MindfulSpace, um estúdio de mindfulness que busca desenvolver a prática com pessoas físicas e organizações de modo geral. Para participar, basta acessar este link.


O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental e falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus.

Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.


0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com