Buscar
  • institutoamesuamente

Os aplicativos de autocuidado podem realmente ajudar sua saúde mental?

Matéria da Revista Vogue afirma que existem mais de 4.000 aplicativos com promessas de melhorar o nosso bem-estar mental, mas eles podem realmente nos ajudar? Para avaliar os riscos e benefícios oferecidos pela tecnologia, Rodrigo Bressan, presidente do Instituto Ame Sua Mente nos recebeu para uma conversa.

Bressan nos relembra que os aplicativos realmente apareceram para facilitar nossa vida, as mudanças de hábitos que a internet trouxe, a conexão e proximidade com pessoas, além dos temas variados que é possível acessar, isso tudo faz com que as informações cheguem até nós com muito mais facilidade, com muito mais agilidade.

Pensando na saúde mental, complementa, sem dúvida os aplicativos podem ajudar. “Quem sofre com transtornos mentais ainda passa pela dificuldade de acesso ao tratamento e o preconceito. O mais marcante é o preconceito a si mesmo, que chamamos de auto-estigma. Esses pontos facilitam a aderência ao uso de aplicativos de autocuidado: os apps estão disponíveis para todos, as pessoas não se expõem e muitos são gratuitos ou com valores bem acessíveis.”

Ainda assim, vale ressaltar uma preocupação clássica da ciência: testes comprovando seu funcionamento. Bressan comenta que tantos aplicativos no mercado e sem o devido teste e cuidado, podem causar efeitos colaterais como por exemplo “retardar a busca por uma ajuda específica ou ainda trazer a impressão de um tratamento que não é efetivo, acarretando em consequências graves quando a ajuda é adiada.”

A reflexão se amplia quando observamos o número crescente de aplicativos, claro. E olhando para nosso relacionamento hoje com redes e conexão, a conclusão que Bressan traz é “a gente acredita sim que os aplicativos tem um papel fundamental nesse momento de grande conscientização da importância da manutenção da nossa saúde mental e reforço aqui a necessidade de uma visão crítica para avaliar riscos e benefícios, dependendo do caso.”

Quer saber mais sobre saúde mental? Acompanhe nossas redes, estamos também no Instagram (link) e no Linkedin (link). Faça parte desse movimento, use a hashtag #AmeSuaMente.


77 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com