- institutoamesuamente
Metrô de São Paulo ganha vagão do acolhimento no Setembro Amarelo
Atualizado: 24 de set. de 2020

Quem fala em suicídio faz para chamar a atenção? Procurar um psiquiatra é exagero? Essas são algumas das frases que cobrem o interior de um vagão da linha 4-amarela do metrô de São Paulo.
A instalação é uma iniciativa do movimento Falar Inspira Vida e ficará disponível até o dia 30 de setembro. A campanha faz parte do Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio.
O objetivo é conscientizar os passageiros sobre expressões que são ditas no dia a dia para pessoas que sofrem de depressão e refletem o preconceito que ainda existe em torno dos transtornos de saúde mental.
Leia também: Sabia que existe pronto-socorro para saúde mental?
Além das frases, um QR code colocado no vagão e também nas paredes das estações das linhas 4-amarela e 5-lilás redirecionará o usuário que mirar a câmera do seu celular para o guia “Depressão: Quando Saber Falar e Ouvir Inspira a Vida“.
Com 58 páginas, o guia traz dicas de como falar sobre depressão tanto para quem sofre com a doença como para quem convive com um amigo ou familiar que não esteja bem.
Há explicações sobre depressão, transtorno de ansiedade generalizada, burnout, transtorno afetivo bipolar e prevenção do suicídio. A cartilha também mostra como e onde pedir ajuda.
Versões impressas desse guia estão disponíveis gratuitamente nas 27 estações que compõem as linhas 4-amarela e 5-lilás para quem quiser pegar.
Um vídeo sobre a importância de falar sobre saúde mental também faz parte da campanha.
O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Se você sente que precisa de apoio, o psicólogo ou psiquiatra é um profissional capacitado para ajudar a lidar com estes enfrentamentos. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente.
Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram, Facebook e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.
Leia matéria completa de Sílvia Haidar para o blogfolha com foto de Felipe Rau.
Nossa equipe faz curadoria do que é publicado em nosso blog com o monitoramento de fontes confiáveis. O texto é de responsabilidade do autor.