Buscar
  • institutoamesuamente

Metrô de São Paulo ganha vagão do acolhimento no Setembro Amarelo

Atualizado: Set 24



Quem fala em suicídio faz para chamar a atenção? Procurar um psiquiatra é exagero? Essas são algumas das frases que cobrem o interior de um vagão da linha 4-amarela do metrô de São Paulo.


A instalação é uma iniciativa do movimento Falar Inspira Vida e ficará disponível até o dia 30 de setembro. A campanha faz parte do Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio.

O objetivo é conscientizar os passageiros sobre expressões que são ditas no dia a dia para pessoas que sofrem de depressão e refletem o preconceito que ainda existe em torno dos transtornos de saúde mental.


Leia também: Sabia que existe pronto-socorro para saúde mental?


Além das frases, um QR code colocado no vagão e também nas paredes das estações das linhas 4-amarela e 5-lilás redirecionará o usuário que mirar a câmera do seu celular para o guia “Depressão: Quando Saber Falar e Ouvir Inspira a Vida“.

Com 58 páginas, o guia traz dicas de como falar sobre depressão tanto para quem sofre com a doença como para quem convive com um amigo ou familiar que não esteja bem.


Há explicações sobre depressão, transtorno de ansiedade generalizada, burnout, transtorno afetivo bipolar e prevenção do suicídio. A cartilha também mostra como e onde pedir ajuda.

Versões impressas desse guia estão disponíveis gratuitamente nas 27 estações que compõem as linhas 4-amarela e 5-lilás para quem quiser pegar.

Um vídeo sobre a importância de falar sobre saúde mental também faz parte da campanha.



O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Se você sente que precisa de apoio, o psicólogo ou psiquiatra é um profissional capacitado para ajudar a lidar com estes enfrentamentos. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente.

Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram, Facebook e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.


Leia matéria completa de Sílvia Haidar para o blogfolha com foto de Felipe Rau.


Nossa equipe faz curadoria do que é publicado em nosso blog com o monitoramento de fontes confiáveis. O texto é de responsabilidade do autor.

63 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com