Buscar
  • institutoamesuamente

Medo de 'conversas embaraçosas' deixa amigos sem apoio



Novos números divulgados pelo estudo Time to Talk revelam o impacto da aversão em falar sobre saúde mental. A Time to Change, campanha anti-estigma da saúde mental, entrevistou mais de 4.000 adultos do Reino Unido e 1 em cada 3 disse que adiaria falar com um amigo que está com problemas de saúde mental para evitar uma conversa embaraçosa. Isso pode significar que muitas pessoas estejam perdendo o apoio vital dos que estão ao seu redor.

Quando perguntados o motivo das pessoas adiarem uma conversa sobre saúde mental, os principais motivos foram: não querer dizer a coisa errada (39%); sentir-se desconfortável (28%); e a preocupação em ser rude (23%). Os dados sugerem que as preocupações de uma pessoa podem impedi-la de dar apoio para amigos ou entes queridos.

A pesquisa ainda revelou a relutância das pessoas em falar sobre saúde mental. Mais da metade dos entrevistados (51%) disse que preferia não contar a ninguém se estivesse com problemas de saúde mental - mesmo que isso o ajudasse.

Para incentivar conversas abertas sobre saúde mental e abordar as preocupações destacadas na pesquisa, a Time to Change compilou algumas dicas úteis para conversar:

* Faça perguntas e ouça; "Como isso te afeta?" ou “Como você se sente?" * Pense na hora e no local; em alguns casos é mais fácil conversar estando lado a lado. Tente conversar enquanto faz outra coisa, como caminhar. * Resista ao desejo de oferecer soluções rápidas, muitas vezes ouvir é suficiente.

O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental e falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagrame no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

66 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com