Buscar
  • institutoamesuamente

Lidando com a ansiedade durante a pandemia

Atualizado: Abr 9



Enquanto os países estão lidando com surtos em massa de coronavírus, muitas pessoas com ansiedade e outros distúrbios entram em crise com sua saúde mental. É difícil ficar longe das notícias sobre a quantidade de novos casos diariamente, ou postagens nas redes sociais que compartilham vídeos de pessoas presas em suas casas por semanas seguidas. Para alguém com ansiedade, essas situações podem desencadear sintomas a ponto de interferir na vida diária. Viver desta forma pode ser cansativo para alguém que se preocupa constantemente com germes, adoecer e sintomas inespecíficos que temem ser terminais.


Como que a pessoa com ansiedade lida com temas relacionados a pandemia?

A resposta não é tão simples como lembrar as pessoas de lavar as mãos, tomar precauções, relatar sintomas e limitar o contato em público. Para muitos com ansiedade todas as precauções sugeridas podem ser seguidas e elas ainda terão noites sem dormir, preocupando-se em contrair a doença. Uma mente ansiosa pode superestimar a ameaça e subestimar a capacidade de lidar. A ansiedade é uma preocupação real para as pessoas. Não é apenas alguém exagerando e sendo dramático. Muitas vezes, existe uma experiência traumática subjacente relacionada à saúde que se manifesta em um medo generalizado da saúde diária. Outras vezes, a ansiedade é derivada de outro transtorno de ansiedade, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, fobias sociais ou TOC .


É possível lidar com a ansiedade de saúde durante surtos em massa, como o Coronavírus, com algumas dicas de autocuidado listadas abaixo:


  • Compartilhe suas preocupações com uma pessoa de confiança, como sua família, terapeuta ou médico. Compartilhar suas preocupações pode não deixar completamente o medo, mas lhe dará segurança para expressar seus sentimentos e obter apoio e validação

  • Limite seu acesso às redes sociais e notícias. Mesmo como uma solução temporária, deixe de seguir ou bloqueie as páginas que parecem passar todos os dias on-line falando sobre o Coronavírus.

  • Reserve um tempo todos os dias para se envolver em uma atividade que traga relaxamento. Este é um ótimo momento para considerar a prática de yoga, meditação.

  • Certifique-se que a sua fonte de informação nas redes sociais ou grupos de mensagem estão enviando notícias verdadeiras.

  • Se prepare. Se a sua comunidade tiver uma quarentena, você poderá aliviar parte do auto-isolamento, preparando-se com comida, água e tudo o que for necessário. Estar preparado lhe dá o poder de volta e permite que sua mente ansiosa saiba que você está pronto e capaz de superar qualquer isolamento potencial que possa ocorrer.


Busque ajuda profissional

Se mesmo assim, você sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com esse problema, um psicólogo é profissional capacitado para ajudar a lidar com estas e outras situações. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.


33 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com