Buscar
  • institutoamesuamente

Facebook e WhatsApp ganham recursos voltados à saúde mental


O Facebook e o WhatsApp ganharam ferramentas para ajudar usuários a receberem apoio em saúde mental. As plataformas oferecerão conteúdos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras entidades especializadas no assunto. Os recursos serão liberados para todos os países e estarão disponíveis neste link e em um bot para o aplicativo de mensagens.


No Facebook, os usuários poderão contar com uma área voltada exclusivamente à saúde mental. A rede social terá materiais de especialistas para quem está lidando com questões como luto e estresse financeiro ou cuidando da saúde emocional como um todo. A seção também oferecerá meios para a pessoa entrar em contato com amigos em que confia ou com centros de apoio emocional.


Enquanto isso, usuários do WhatsApp podem receber apoio por meio do bot da OMS no aplicativo. Ele foi atualizado e passou a reunir informações de um guia da entidade para lidar com estresse em tempos de adversidades, como o da pandemia do novo coronavírus. O bot pode ser ativado pelo número +41 79 893 18 92 ou por este link, mas, por enquanto, o atendimento não está disponível em português.


Leia também: Sabia que existe pronto-socorro para saúde mental?


O comunicado admite ainda que o Instagram pode fazer usuários se sentirem pressionados a terem uma imagem perfeita. Para tentar reduzir esse problema, a plataforma terá guias para ajudar adolescentes a entenderem que um tempo excessivo no app pode prejudicar o bem-estar e para homens se sentirem mais confortáveis para falar sobre saúde mental.


O Messenger, por sua vez, terá figurinhas criadas pela OMS para ajudar a iniciar conversas sobre saúde mental. Em uma parceria com a Crisis Text Line, uma organização que atua na prevenção do suicídio e auto-mutilação, os usuários nos Estados Unidos também poderão receber atendimento por mensagens no aplicativo.


O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental e falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram, Facebook e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.


Nossa equipe faz curadoria do que é publicado em nosso blog com o monitoramento de fontes confiáveis. O texto é de responsabilidade do autor. 
Leia aqui a matéria completa de Victor Hugo Silva para o Tecnoblog
74 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com