Buscar
  • institutoamesuamente

Estudantes: Cuidando da ansiedade na volta às aulas


O mês de férias acabou e crianças, adolescentes e jovens de todo o país se preparam para voltar às aulas. O ambiente das escolas ou universidades trás o peso dos desafios do aprendizado e, além disso, pode ser altamente competitivo. Para muitos, manter a rotina de estudos e conquistar boas notas se apresenta como um grande desafio, já que o nervosismo gerado pelo ambiente escolar impacta consideravelmente na saúde mental.


De acordo com pesquisa realizada com cerca de meio milhão de estudantes, de 72 países, em 2019, os índices de ansiedade estão altíssimos nas escolas brasileiras. O relatório do Program for International Student Assessment (Pisa), indicou que os alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados durante o período de estudos, de acordo com a pesquisa 56% dos entrevistados relataram o problema. O estudo também indicou que nossos jovens ocupam o segundo lugar no ranking dos mais ansiosos para realizar provas, mesmo quando preparados.


Para estudar tem que se organizar!

O volume de livros que devem ser lidos, trabalhos escolares e listas de exercícios sobrecarrega muitos estudantes. Se organizar com um cronograma de atividades, por exemplo, pode fazer toda a diferença para conseguir atender a demanda escolar. Dividir o tempo entre cada item que precisa ser feito e categorizar os assuntos pode ajudar a manter o foco.


Não se esqueça do descanso e lazer

Quando criar o seu cronograma de estudos, não se esqueça de incluir um tempo de descanso e momentos de lazer. Praticar atividades físicas, passear em museus e parques podem ser boas opções para se distrair. Encontrar um tempo para relaxar pode ajudar a manter o foco quando estiver estudando.


Tenha uma boa noite de sono

Para ter disposição e concentração durante o dia é preciso ter qualidade de sono. A quantidade de tempo que dormimos influencia diretamente na energia, concentração e saúde mental. Quando for dormir tente deixar longe da cama o celular, tablet ou notebook.

Busque ajuda profissional

Se mesmo assim, você sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com esse problema, um psicólogo é profissional capacitado para ajudar a lidar com estas e outras situações. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com