Buscar
  • institutoamesuamente

Estresse, depressão e festas: dicas para lidar com a situação


O estresse e a depressão podem arruinar suas festas de fim de ano e prejudicar sua saúde. Ser realista, planejar com antecedência e buscar apoio pode ajudar a evitar o estresse e a depressão.


A temporada de festas costuma trazer visitantes indesejáveis como o estresse e a depressão. E não é de admirar. Os feriados geralmente apresentam uma variedade de demandas que apertam ainda mais a agenda. E com a COVID-19 nos sentimos estressados e preocupados com a saúde da nossa família.


Mas com algumas dicas práticas, você pode minimizar o estresse que acompanha esse período.


AGORA VAMOS ÀS ESTRATÉGIAS DE ROTINAS E AUTOCUIDADOS


COMECE BEM O SEU DIA Pense em cada dia como se fosse único e faça dele o melhor que pode fazer! Meditar pode ser uma ótima forma de começar bem o dia. Uma técnica meditativa simples, que reduz o impacto de preocupações excessivas através da priorização da consciência sensorial, pode ser muito eficiente em períodos difíceis.

- Para realizá-la, antes de sair da cama, passe algum tempo…

Observando visualmente 3 coisas - Preste atenção no seu lençol, no lustre do quarto

ou um móvel, por exemplo.

Ouvindo 3 coisas - Preste atenção nos sons de sua respiração, nos sons do trânsito

ou na voz de alguém em outro cômodo na casa, por exemplo.

Sentindo 3 coisas em contato com seu corpo - Sentindo a textura do seu lençol, seu

travesseiro ou da roupa que está usando para dormir, por exemplo.


PLANEJE SEU DIA

Pense em como pode estruturar o seu dia. Se puder, escreva seu planejamento em uma folha de papel. O que você tem para fazer pela manhã? O que você gostaria de fazer ao longo do dia? Aqui, não esqueça de contemplar atividades que sejam prazerosas, como assistir a um programa de televisão, fazer ligações para pessoas de quem você

gosta, cuidar de suas plantas... Ser proativo, entre diversas coisas, pode

ajudar a aliviar pelo menos parte da ansiedade que possa surgir.


ALIMENTAÇÃO

Neste período, alguns cuidados alimentares devem ser tomados dentro de uma rotina diária.


HÁBITOS DE SONO

Uma boa noite de sono é fundamental por uma série de motivos, como, por exemplo, a restituição das nossas energias e o fortalecimento de nosso sistema imunológico. Além disso, no contexto das rotinas, ele é o elemento chave. Por isso, faremos uma série de sugestões que o auxiliarão a dormir bem.


Para iniciar, é importante frisar que seus comportamentos, especialmente antes de dormir, podem ter um grande impacto no seu sono. Eles podem promover um sono saudável ou contribuir para a insônia. O termo "higiene do sono" refere-se a uma série de hábitos de sono saudáveis que podem melhorar sua capacidade de adormecer e permanecer dormindo.


Há uma frase muito difundida nas redes sociais que se aplica bem a esta necessidade: cuidar de quem cuida. Clique no botão abaixo e baixe, em primeira mão, o Guia Prático de Saúde Mental em Tempos da Covid-19 pois não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente.

BAIXE O GUIA PRÁTICO AME SUA MENTE DE SAÚDE MENTAL


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo