Buscar
  • institutoamesuamente

Dia Internacional da Mulher - 5 motivos para cuidar da saúde mental



No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e a data é lembrada como um momento de reflexão sobre a mulher e sua presença em diversos aspectos da sociedade, vida profissional e pessoal. Tendo em vista a importância da saúde mental das mulheres este tema recebe destaque e é um dos principais assuntos colocados em pauta durante todo o mês.


De acordo com pesquisa realizada pela Mental Health Foundation, em 2017, considerada a principal instituição voltada para a saúde mental no Reino Unido, nos últimos 15 anos houve um aumento considerável nos problemas de saúde mental relatados entre mulheres e adolescentes.


Entre as análises apresentadas no relatório "While your back was turned: How mental health policymakers stopped paying attention to the specific needs of women and girls", após pesquisa realizada com meninas e mulheres do Reino Unido, destacamos cinco motivos para mulheres cuidarem da saúde mental:


1 - Hoje, as mulheres são três vezes mais propensas que os homens a ter problemas comuns de saúde mental. Em 1993, eles eram duas vezes mais prováveis.


2 - As taxas de automutilação entre as mulheres jovens triplicaram desde 1993. As mulheres têm três vezes mais chances de sofrer de distúrbios alimentares do que os homens.


3 - As mulheres jovens são três vezes mais propensas, que os homens jovens, a vivenciar transtorno de estresse pós-traumático.


4 - As mulheres jovens têm três vezes mais chances de sofrer de distúrbios alimentares do que os homens jovens.


5 - As mulheres jovens são mais propensas a experimentar condições relacionadas à ansiedade do que qualquer outro grupo.


O psiquiatra e presidente do Instituto Ame Sua Mente, Rodrigo Bressan, alerta para a conscientização dos fatores que levam a problemas de saúde mental em mulheres e meninas. “Além de que desenvolver problemas de saúde mental não significa que as mulheres sejam mais fracas ou frágeis. Transtornos mentais são doenças que acometem homens e mulheres e devem ser abordados sem preconceito e tratados de forma eficaz”, destaca.


Busque ajuda profissional

Se mesmo assim, você sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com esse problema, um psicólogo é profissional capacitado para ajudar a lidar com estas e outras situações. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com