Buscar
  • institutoamesuamente

Crise de pânico? E agora?

“A crise de pânico é assustadora. De repente o coração dispara, as mãos ficam frias, a respiração fica difícil, e vem uma pergunta: será que vou morrer?” Começou assim nossa conversa com Ary Gadelha, vice-presidente do Instituto Ame Sua Mente, que nos recebeu para falarmos um pouco mais sobre Saúde Mental.

Uma reação ansiosa diante de determinadas situações pode nos ajudar a enfrentar ou evitar perigos. Mas o que fazer quando o alarme toca na hora errada? “Em algumas pessoas a rede de alerta do cérebro pode ficar desregulada. Estímulos que deveriam ser irrelevantes causam uma sensação catastrófica. É difícil de acreditar que o cérebro possa errar tanto”, afirma Gadelha.

É comum que em um primeiro momento as pessoas busquem atendimento em prontos-socorros e Gadelha nos assegura que é correto, pois se deve excluir que seja algo mais grave. Acontece que, após uma checagem, quando os exames retornam normais, a incredulidade aparece. Inicia-se, muitas vezes, a busca por respostas e a ida a diversos médicos. Nesse meio tempo, outras crises podem vir, aumentando o receio de novas crises e de uma doença mais grave.

Gadelha nos alerta que muitas pessoas sofrem por um longo tempo antes de aceitar buscar um profissional de saúde mental. “O transtorno de pânico é relativamente comum, pode afetar até 3% da população. Mas onde estão essas pessoas? Porque tão poucas falam do que passaram? Falar mais sobre as dificuldades emocionais pode ajudar a aumentar a aceitação, reduzir o estigma e a demora em procurar ajuda.”

A publicação do portal brasileiro Lance!, traz o depoimento do jogador Marcelo, do Real Madri, falando de uma crise de ansiedade antes da final contra o Liverpool. Destacamos aqui uma forma de explorar o tema, que embora pouco falado, compartilha de uma experiência real.

Vamos falar mais sobre Saúde Mental? Faça parte desse movimento, acompanhe nossas redes no Instagram (https://www.instagram.com/ame_sua_mente/) e Linkedin (https://www.linkedin.com/company/28914348)! Use a hashtag #AmeSuaMente.


0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com