Buscar
  • institutoamesuamente

COVID-19 impacta serviços de saúde mental em 93% dos países, segundo OMS



A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma pesquisa apontando como a pandemia COVID-19 impactou e interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países em todo o mundo. A análise, feita em 130 países, fornece os primeiros dados globais que mostram as consequências da doença, que tem preocupado toda a população no ano de 2020, no que diz respeito ao acesso aos serviços de saúde mental, e ressalta a necessidade urgente de mais financiamento.


A OMS já destacou anteriormente os problemas do subfinanciamento da saúde mental. Acontece que, antes da pandemia, os países gastavam menos de 2% de seus orçamentos nacionais de saúde em saúde mental e lutavam para atender às necessidades de suas populações.


Com a ascensão da pandemia, cresce também a demanda por serviços de saúde mental, uma vez que luto, isolamento, perda de renda e medo estão desencadeando problemas de saúde mental ou agravando os problemas já existentes. Enquanto isso, a própria COVID-19 pode causar complicações neurológicas e mentais, como delírio, agitação e derrame. Pessoas com transtornos mentais e neurológicos também são mais vulneráveis ​​à infecção por SARS-CoV-2 — podem correr um risco maior de resultados graves e até de morte. 


Leia também: Orientações de autocuidado em tempos de pandemia


A pesquisa, realizada de junho a agosto deste ano, aponta interrupção generalizada de muitos tipos de serviços essenciais de saúde mental. Mais de 60% dos países relatou interrupções nos serviços de saúde mental para pessoas vulneráveis, incluindo crianças e adolescentes (72%), adultos mais velhos (70%) e mulheres que precisam de serviços pré-natais ou pós-natais (61%). Enquanto isso, 67% viu interrupções no aconselhamento e psicoterapia; 65% para serviços críticos de redução de danos.


Além disso, 35% relatou interrupções nas intervenções de emergência, incluindo aquelas para pessoas com convulsões prolongadas, síndromes de abstinência de uso grave de substâncias e delírio, ao que 30% relatou interrupções no acesso a medicamentos para transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias. 78% relatou interrupções parciais nos serviços de saúde mental na escola e no local de trabalho.


Embora muitos países (70%) tenham adotado a telemedicina ou teleterapia para superar as interrupções nos serviços presenciais, mais de 80% dos países de alta renda relataram a implantação de telemedicina e teleterapia para preencher lacunas na saúde mental, em comparação com menos de 50% dos países de baixa renda. Embora 89% dos países tenha relatado que a saúde mental e o apoio psicossocial fazem parte de seus planos nacionais de resposta COVID-19, apenas 17% desses países têm financiamento adicional total para cobrir essas atividades.


Uma boa saúde mental é absolutamente fundamental para a saúde geral e o bem-estar. COVID-19 interrompeu serviços essenciais de saúde mental em todo o mundo exatamente quando eles são mais necessários. Os líderes mundiais devem agir rápida e decisivamente para investir mais em programas de saúde mental que salvam vidas ̶ durante a pandemia e depois", declarou o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde.


O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental e falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram, Facebook e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.


Nossa equipe faz curadoria do que é publicado em nosso blog com o monitoramento de fontes confiáveis. O texto é de responsabilidade do autor. 
Leia aqui a matéria completa de Nathan Vieira para Canaltech
98 visualizações

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com