Buscar
  • institutoamesuamente

Como vai a sua saúde mental?

Dar atenção aos nossos pensamentos e comportamentos é essencial para garantir o bem-estar. Entenda por que e confira dicas sobre alguns dos problemas mais comuns.

Se alguém pergunta como vai sua saúde, você logo pensa em quê? A tendência é a gente responder se está com dor, tosse, febre... Ou seja: pensamos no corpo, esquecendo que tão importante quanto o bem-estar físico é o funcionamento saudável da mente. “A saúde mental comanda nossos sentimentos, pensamentos, crescimento e comportamento como ser humano”, afirma o psiquiatra Rodrigo Bressan, presidente do Instituto Ame Sua Mente. Não há saúde sem saúde mental. Precisamos dela para ter uma rotina ativa, para nos relacionar com as outras pessoas e buscar nossos objetivos.


Apesar disso, a saúde mental ainda é vista de forma distante e, muitas vezes, preconceituosa, como algo pouco relevante ou alheio. Na verdade, ela é essencial na vida de todos nós, e os transtornos infelizmente não são raros: o Brasil é recordista mundial em casos de ansiedade, problema que atinge quase 10% da população do país, segundo a Organização Mundial da Saúde. E a depressão afeta quase 6% dos brasileiros – a maior incidência da América Latina.


Informar-se é o primeiro passo para cuidar adequadamente da saúde mental. Ao lado, conheça mais sobre dois dos transtornos mais comuns e confira dicas que ajudam a identificar se você ou alguma pessoa conhecida podem estar precisando de apoio profissional. "Estamos em constante negociação com nós mesmos para manter nossa

saúde mental. Até que ponto é normal sentir medo, preocupação ou tristeza?"

Rodrigo Bressan, psiquiatra e presidente do Instituto Ame Sua Mente


PREOCUPAÇÃO OU ANSIEDADE?


Sentir medo, insegurança, estresse ou inquietação não só é normal como também benéfico. Essas sensações nos preparam para enfrentar situações importantes, como uma prova ou uma entrevista de emprego. O problema é quando elas tomam conta da nossa vida, prejudicando nosso desempenho nas atividades diárias. Não conseguir concluir uma tarefa do trabalho devido a uma preocupação excessiva, por exemplo, pode ser um sinal de que as coisas não vão bem. “Para realizar o diagnóstico de doenças mentais, o que leva tempo, analisamos a duração, o impacto na vida e o sofrimento da pessoa”, explica o psiquiatra Rodrigo Bressan. A ansiedade também pode causar sintomas físicos, como pelos eriçados, pupilas dilatadas, tremores e taquicardia. Pode se manifestar como uma hipervigilância constante (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou como um pico intenso de medo (Transtorno do Pânico).


TRISTEZA OU DEPRESSÃO?


De forma semelhante ao que acontece com a ansiedade, a tristeza é normal quando sua intensidade e duração são proporcionais ao estímulo. Mas se o sentimento é constante e profundo, acompanhado de desesperança e desinteresse em realizar as tarefas do dia a dia, podemos estar diante de um caso de depressão. Outros sintomas que podem aparecer são autoestima baixa, culpa exagerada e irritabilidade. Pequenos sinais iniciais merecem atenção, como atrasos constantes para compromissos, perda de interesse em atividades que eram prazerosas e alterações no sono ou no apetite.


Por isso, é fundamental dedicar-se ao autoconhecimento, o que facilita identificar essas mudanças e buscar tratamento quanto antes. “Sempre é bom lembrar que a depressão não é frescura, pois impacta de maneira intensa a vida da pessoa”, alerta o psiquiatra Rodrigo Bressan.


PRECISA DE AJUDA?

Consulte um psicólogo ou psiquiatra! Há atendimento gratuito nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do Ministério da Saúde.


VENHA FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO!

O Instituto Ame Sua Mente é uma associação sem fins lucrativos cuja meta é promover uma nova cultura sobre saúde mental no Brasil, com o intuito de que as pessoas assumam o seu desenvolvimento emocional desde cedo. Realiza pesquisas, formação em saúde mental de educadores da rede pública e campanhas de conscientização. Já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas. Saiba mais em www.amesuamente.org.


*Este conteúdo foi publicado originalmente na revista Sorria, da Editora MOL.

0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com