Buscar
  • institutoamesuamente

Como se manter mentalmente saudável nas férias



Trabalhar e lidar com todas as demandas cotidianas já é estressante e gera ansiedade em muitas pessoas. De acordo com pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Destes, 47% sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos. Por isso, tirar tempo para descansar é essencial para lidar com as questões de saúde mental e emocional.


No entanto, mesmo em casa ou viajando, as férias podem ser momentos tão estressantes quanto o trabalho, quando se tem que lidar com problemas familiares, vida financeira e até mesmo com a ansiedade de ter boas férias.


Como lidar com problemas familiares durante as férias?

Seja realista diante da sua situação. Se você sabe que enfrentará alguma saia-justa durante momentos em família evite esta situação. Isso permitirá que você se seja fiel aos seus princípios e fique menos estressado.


Como lidar com as expectativas das férias?

Faça um balanço de suas expectativas e verifique se são realistas, se você conseguirá realizar tudo que planejou. Não espere mais desta época do ano do que de qualquer outra. Faça uma pausa nas redes sociais e até mesmo de programa de televisão.


Rodrigo Bressan, presidente da diretoria executiva do Instituto Ame sua Mente, conta que “a forma como você planeja as suas férias pode ajudar a manter a saúde mental equilibrada. Algumas pessoas se dão bem em locais de descanso com poucos estímulos, outras preferem conhecer locais e fazer muitas atividades, mas respeitar o seu estilo é o que ajuda a manter o equilíbrio. Lembre-se que atividade física como caminhadas na natureza ou a prática de esportes intensivos tem um papel fundamental em uma boa saúde mental”.


Se mesmo assim, você sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com esse problema, um psicólogo é profissional capacitado para ajudar a lidar com estas e outras situações.


A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente

Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com