Buscar
  • institutoamesuamente

Como lidar com a ansiedade e solidão nas festas de fim de ano

Atualizado: 25 de Dez de 2019



O fim do ano se aproxima e o clima das festas está por todos os lugares. Desde as ruas, que estão enfeitadas com luzes e decorações natalinas até o escritório do trabalho, onde todos estão em clima de confraternização, organizando encontros e sorteios de amigo secreto. Para completar, as famílias começam a se movimentar, organizar as comemorações, e no meio de toda essa agitação muitas pessoas se encontram ansiosas ou solitárias, e não sabem lidar com a pressão de estar presente em todos os eventos.


Inúmeras situações podem causar esse sentimento, seja por motivos de saúde de algum parente na família, brigas familiares ou até mesmo questões políticas tornam os encontros de fim de ano um verdadeiro martírio.


O que fazer?

Uma pesquisa recente, realizada pela National Alliance on Mental Illness (NAMI), indicou que 64% das pessoas com um transtorno mental relataram que as férias pioraram sua condição. O fato de estar presente nas festas de fim de ano aumenta significativamente o stress, por isso, muitas pessoas evitam ao máximo os encontros e celebrações.


Em conversa com Rodrigo Bressan, presidente da diretoria executiva do Instituto Ame sua Mente, ele aponta que “um dos maiores desafios é lidar com a nossa ambivalência, “eu adoro meu cunhado, mas ele ofendeu a minha esposa no almoço de páscoa e não sei como eu vou me sentir quando encontrá-lo na ceia de natal”. A complexidade das relações sociais é um dos maiores desafios do cérebro humano e, quando os encontros são infrequentes não há tempo para processar os conflitos o que pode gerar estresse e, muitas vezes atrapalhar o momento de celebração.”


Fale com os seus amigos

Uma boa forma de lidar com essa situação é estar presente em locais e com pessoas que você se sente à vontade. Ligue para amigos próximos, se prontifique a encontrar somente com quem se sente bem.


Evite discussões e cobranças

Conheça seus limites e evite brigas e discussões desnecessárias com familiares. Muitos encontros de fim de ano, almoços ou jantares, podem render situações desgastantes. Se não há opção de evitar estar presente nesses momentos, participe somente das conversas que façam bem para sua saúde mental e evite confrontos.


Aproveite os momentos em que estiver sozinho

Considere realizar atividade de auto-satisfação e que já te ajudaram em outros momentos. Você pode fazer trabalho voluntário, praticar exercícios físicos, ler um bom livro, escrever.


Evite os exageros

Evite exagerar principalmente na bebida que alivia um pouco a ansiedade dos encontros, mas quando em excesso, pode levar a situações desagradáveis e angustiantes. Sem falar no dia seguinte.


Procure ajuda especializada

Se você já tem acompanhamento médico, converse com o seu terapeuta sobre as dificuldades relacionadas a festas de fim de ano. Se você não faz nenhum tipo de tratamento e sente que a ansiedade e solidão estão começando a ficar fora de controle considere buscar ajuda nessa época do ano.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente


0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com