Buscar
  • institutoamesuamente

Celebre conosco o Dia Internacional da Educação



Hoje, 28 de abril, é celebrado o Dia da Educação.


A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, em Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento no qual os países presentes se comprometeram a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015. De lá para cá, alguns avanços e outros retrocessos na prática desse direito fundamental de todos os cidadãos, e que perpassa pelo desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem.


A educação é um ponto chave para a transformação social e no desenvolvimento pleno de uma nação e para que isso aconteça, seus profissionais precisam estar com a saúde da mente em dia.


O Instituto Ame Sua Mente, criado e presidido pelo Dr. Rodrigo Bressan tem a Educação como um dos seus principais pilares de atuação e foca na promoção da saúde mental de educadores e alunos da rede pública de ensino, contribuindo com uma Educação de qualidade e com a promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo.


O propósito do Instituto se tornou ainda mais relevante para este público, considerando o contexto da pandemia, “Os profissionais de saúde estão sobrecarregados com certeza, mas de uma certa maneira são preparados para isso. Mas os professores foram surpreendidos e precisam trabalhar sob um nível de pressão extremamente alto, além de terem que se reinventar, alterando toda a forma de trabalho . E isso tudo é muito complexo”, relata Rodrigo Bressan.


O Instituto promove rodas de acolhimento e palestras e, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de SP, desenvolve a formatação de um desenho mais amplo de atenção aos educadores, que inclui mesas redondas sobre gestão de crise e saúde mental.


Desde sua constituição, o Instituto Ame Sua Mente trabalha com educadores da rede pública de ensino com o propósito de promover a saúde mental de educadores e alunos . Esta frente, conhecida como “Saúde Mental na Escola” contou, em 2020, com o apoio do Instituto ABCD e Umane, quando mais de 10 escolas da cidade de São Paulo foram impactadas diretamente pelo projeto.


O Instituto Ame Sua Mente incentiva conversas mais abertas sobre o tema da saúde mental. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental e falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram, Facebook e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.



39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo