Buscar
  • institutoamesuamente

Ansiedade e tristeza: Nova coleção da Turma da Mônica aborda temas complexos



As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica vão abordar sentimentos como ansiedade, luto, tristeza, medo e raiva. A nova coleção escrita pela psicopedagoga e arteterapeuta especialista em Neuropsicopedagogia e Contos Infantis, Paula Furtado, e ilustrações de Maurício de Sousa, tem o objetivo de provocar empatia e identificação da criança com os conflitos apresentados.


Nos livros, os personagens da Turma da Mônica estarão presentes em enredos que colocam em evidência situações cotidianas de ansiedade, luto, medo e raiva, de forma que terão que aprender a lidar.


Combate ao preconceito

Os livros infantis representam uma importante estratégia para combater o preconceito em relação aos problemas mentais. A psicóloga e líder de projetos no Instituto Ame Sua Mente, Carolina Meneses Gaya, destaca os benefícios da coleção para as crianças. "A literatura infantil favorece intensivamente a alfabetização emocional, pois auxilia a criança a compreender e reconhecer melhor as emoções, a entender e respeitar as diferenças, a lidar com a frustração, a tristeza e a raiva, bem como auxilia no exercício da empatia e potencializa a criatividade", afirma.


Conversa dos pais com os filhos

Além disso, as histórias infantis podem, de forma criativa, desmistificar e auxiliar os responsáveis pelas crianças a compreender as questões relacionadas a saúde mental. "Os livros infantis oferecem uma oportunidade para os pais conversarem sobre temas relevantes de maneira lúdica, orientada e construtiva. Esses diálogos, além de favorecem a reflexão e o autoconhecimento das crianças, possibilitam aos responsáveis uma maior compreensão sobre o universo da criança e sobre possíveis dificuldades emocionais que ela possa estar enfrentando", enfatiza Gaya.


Conheça as obras:

Caraminholas na cachola

Neste livro, Nando, um garoto que acabou de se mudar para o bairro da Turma, escuta sua tia dizer em tom de brincadeira que ele tirou apenas 9,5 na prova de Matemática. A partir de então, as caraminholas só cresceram em sua cabeça.


Para sempre no meu coração

Dorinha é uma menina muito inteligente, tem muitos amigos e participa das brincadeiras e aventuras. Neste livro, é abordado o tema luto dentro do contexto de perdas cotidianas e frustrações.


A grande festa

Mônica e seus amigos tentam se aproximar da nova moradora do bairro, Júlia, uma menina estranha porque não falava nem sorria, mas ela sempre se afasta.


Era uma vez uma nuvenzinha

O tema deste livro é a raiva, uma emoção natural que nos permite perceber se algo está errado ou não está funcionando de acordo com o esperado.


Circuito Aventura

Em meio a uma história de aventura o livro trata do medo, sentimento que pode surgir de maneira real ou fantasiosa na vida da criança. De qualquer uma das formas, pode criar desconfortos físicos ou emocionais.


Conheça a coleção

A coleção Bem-Me-Quer da Turma da Mônica, foi lançada no fim de 2019 e podem ser encontrados no site oficial dos quadrinhos, neste link.


Se você sente que está ansioso e precisa de apoio lidar com algum sentimento, o psicólogo é profissional indicado para ajudar a lidar com estas e outras situações. A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental: #AmeSuaMente.


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.


0 visualização

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04020-060

©2019 por Ame sua mente. Criado com Wix.com